Seriema é uma ave de médio porte, muito arisca. Raramente voa, mas corre com incrível velocidade quando perseguida.
Na Serra é comum presenciar casais transitando despreocupados próximo à Igrejinha e ao Parque da Cascata. Várias já se acostumaram à presença humana.
Nativa da América do Sul, a seriema é definida também como “ave dos sertões”, por ser usualmente encontrada nas regiões nordeste e centro-oeste do Brasil. Habita também o norte da Argentina e do Paraguai.
Sua alimentação é composta de insetos – principalmente gafanhotos, de cobras, lagartos e cajus do cerrado. Para devorar suas presas, a seriema tem o hábito de atirá-las diversas vezes contra o solo, iniciando a refeição pela cabeça das vítimas. À noite pousa nas árvores baixas, onde constrói seu ninho com ramos secos, reforçados com barro ou esterco de gado.
Se algo a assusta, esconde-se atrás de troncos caídos, deitando-se no chão. É muito desconfiada e não tolera a aproximação por parte de possíveis inimigos. Quando ameaçada por humanos, costuma abrir suas asas e enfrentá-los.
Seu canto, composto por gritos estridentes, possui o alcance de um quilômetro. Reza a lenda que seu canto indica o final da época das chuvas.
legal, me ajudou no trabalho de CFB
ResponderExcluirlegal, me ajudou no trabalho de CFB
ResponderExcluirusamos as informações para preparar trabalho de meu filho de 6 aninhos
ResponderExcluirGostei, me ajudou a conhecer melhor o seriema
ResponderExcluir