sexta-feira, 14 de outubro de 2011

curiosidade sobre a girafa




A girafa é um animal que reconhecemos à distância por todas as suas características especiais, principalmente por ser grande em tudo!
O pelo da girafa é castanho-alaranjado com manchas. Sabia que essas manchas distinguem uns animais dos outros porque são sempre diferentes?
A ponta das patas costuma ser branca ou muito clara.
Tem um par de corninhos pequeninos na cabeça que terminam com um penacho de pelos. Como é feito de osso, nunca cai e por estar coberto de pelos ajuda-a a defender-se do ataque de outras girafas, sem se machucarem.
A girafa é o animal mais alto do mundo, chegando a ter 6 metros. Imagina a altura de três homens e uma criança, todos em cima uns dos outros!
Por ser tão alta, ela também é muito pesada. Pesa quase 1000 quilos, mais do que um automóvel.
Consegue correr muito depressa, ouve e vê muito bem, o que dificulta o ataque dos predadores, os animais que querem caçá-la.
A girafa alimenta-se de folhas de árvores, e é por isso que tem o pescoço tão comprido: para alcançar o topo das árvores com facilidade.
Quando tem que beber água, precisa afastar as patas da frente para conseguir descer com a boca até ao nível do chão. Raramente se abaixam e são capazes de passar muitos dias sem beber água.
Vivem em manadas, isto é, em grupos. A manada tem um chefe, um macho. Mas sabia que quando vão para outros lugares é a fêmea que conduz todos?
Quando uma mãe girafa vai ter um bebê tem que esperar 450 dias, ou seja, 15 meses. É mais do que um ano! Normalmente, só tem um filhote de cada vez. O filhote já nasce com dois metros, é mais alta do que um homem, e começa logo a andar.
Antigamente pensava-se que as girafas não faziam nenhum barulho especial, mas agora sabe-se que fazem uns gemidos e bufam baixinho.
A girafa dorme de pé. Só quando se sente completamente segura é que se deita no chão para descansar. Passa o dia calmamente à sombra das árvores e à noite, quando está mais fresco, sai para se alimentar.
Quando estão apaixonadas, as girafas esfregam os seus grandes pescoços umas nas outras em sinal de carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário