sexta-feira, 14 de outubro de 2011

curiosidade sobre o Sagui



Os sagüis são os menores macacos que existem.
Animais tipicamente florestais, lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas quatro patas, ou deitam-se nos galhos, com a cauda pendente.
Suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos e das árvores. Raramente saltam de uma árvore para outra que esteja a distância, mas, como geralmente as copas se tocam, atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos. Abrigam-se nos ocos dos troncos, mas não constroem ninhos.
Vivem em grupos pequenos (também podem ser vistos sozinhos ou em pares). As vezes formam bandos que, nas regiões pouco freqüentadas pelo homem, podem reunir trinta ou quarenta indivíduos. Dormem de 12 a 14 horas por dia. Gostam de brincar de brigar e de esconde-esconde.
O sagüi comum se distingue por seu corpo frágil e pelos dois tufos de pelo branco que tem em cada orelha.
Um sagüi demonstra sua superioridade em relação a outro virando-lhe o traseiro. Isso difere curiosamente do hábito de alguns macacos africanos, entre os quais este gesto indica submissão.
Apesar do desenvolvimento da caixa craniana, o cérebro é pobre em circunvoluções e cobre completamente o cerebelo.
O sagüi apesar de seu temperamento inconstante, acostuma-se facilmente ao cativeiro. Ele detesta o frio. Costuma juntar pedaços de pano em sua gaiola e faz um ninho onde possa se abrigar. Sua alimentação deve ser variada e constar de frutos, sementes de girassol, legumes, ovos e tenébrios, indispensáveis como fonte de proteínas. Em liberdade caçam insetos, dos quais são grandes apreciadores.
Seu período de gestação é de aproximadamente 151-156 dias. A gestação varia de 140-146 dias. Algumas semanas antes de dar à luz as fêmeas ficam menos ativas. Parem sempre gêmeos. Eles não devem ser perturbados quando estiverem dando à luz. Normalmente acontece à noite e o parto leva aproximadamente uma hora.
O chefe da família tem a obrigação de cuidar dos filhos. Pequenininho, o sagüi se agarra no peito do pai e só volta para junto da mãe na hora de mamar. Na hora de atravessar os galhos e correr pelas árvores, é o pai quem carrega os filhotes.
Normalmente os filhotes mamam até os 6 meses. Com a idade de 15 a 18 meses os sagüis já são capazes de se reproduzirem.

Curiosidade sobre a Anta



A anta é um animal arisco, lento e de aparência bizarra (a mini tromba se deve a sua origem comum a do elefante na pré-história). A associação dela com a "burrice" vem dos antigos caçadores, pois a anta sempre faz o mesmo caminho para ir da mata fechada até os rios onde ela bebe água, assim os caçadores punham armadilhas onde encontravam pegadas e cedo ou tarde ela caía na armadilha. Daí a origem do apelido anta a pessoas limitadas que fazem sempre o mesmo "caminho".
As antas são animais fortes. Tem um couro bem espesso e duro. Os pés traseiros têm três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preênsil e coberta por pelos sensíveis a cheiro e a umidade.

Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.


Durante o acasalamento, os machos atraem as fêmeas com assobios estridentes. A cópula pode ocorrer tanto dentro quanto fora da água. O casal se separa após isso.
Raramente nasce mais de um filhote; este possui uma coloração diferente dos adultos: são rajados de marrom e branco. Ele é amamentado até quando a mãe estiver lactando. Em um ano e meio já está crescido e com a aparência dos adultos.

Durante o dia, a anta fica escondida na floresta. À noite, deixa o esconderijo para pastar. Suas pegadas, difíceis de serem confundidas, podem ser vistas logo ao amanhecer nas trilhas abertas na floresta, nas margens dos rios e até no fundo das lagoas.


A anta toma banhos freqüentes de lama e de água para se livrar de parasitas como carrapatos, moscas, etc. Por isso é encontrada próxima a rios e florestas úmidas. Na água, ela costuma usar seu longo focinho como um tipo de snorkel, projetando-o para cima facilitando assim a respiração.


Animais de hábitos solitários, são encontrados acompanhados apenas durante a época de acasalamento ou durante a amamentação. Os machos urinam regularmente nos mesmos locais, talvez para mostrar aos outros indivíduos da mesma espécie sua presença no local. A anta possui glândulas faciais usadas para deixar rastro de cheiro.


Entre os predadores da anta estão o homem, sucuris e a onça. Quando surpreendida ou ameaçada, ela mergulha na água ou se esconde entre arbustos fechados. É capaz de galopar, derrubando pequenas árvores e arbustos, fazendo muito barulho, além de nadar e escalar terrenos íngremes muito bem.
Entre os sons emitidos pela anta, incluem-se o guincho estridente, usado para demonstrar medo, dor e apaziguamento; o estalido que pode ser usado para identificar indivíduos da mesma espécie e o bufo que significa agressão.

curiosidade sobre a girafa




A girafa é um animal que reconhecemos à distância por todas as suas características especiais, principalmente por ser grande em tudo!
O pelo da girafa é castanho-alaranjado com manchas. Sabia que essas manchas distinguem uns animais dos outros porque são sempre diferentes?
A ponta das patas costuma ser branca ou muito clara.
Tem um par de corninhos pequeninos na cabeça que terminam com um penacho de pelos. Como é feito de osso, nunca cai e por estar coberto de pelos ajuda-a a defender-se do ataque de outras girafas, sem se machucarem.
A girafa é o animal mais alto do mundo, chegando a ter 6 metros. Imagina a altura de três homens e uma criança, todos em cima uns dos outros!
Por ser tão alta, ela também é muito pesada. Pesa quase 1000 quilos, mais do que um automóvel.
Consegue correr muito depressa, ouve e vê muito bem, o que dificulta o ataque dos predadores, os animais que querem caçá-la.
A girafa alimenta-se de folhas de árvores, e é por isso que tem o pescoço tão comprido: para alcançar o topo das árvores com facilidade.
Quando tem que beber água, precisa afastar as patas da frente para conseguir descer com a boca até ao nível do chão. Raramente se abaixam e são capazes de passar muitos dias sem beber água.
Vivem em manadas, isto é, em grupos. A manada tem um chefe, um macho. Mas sabia que quando vão para outros lugares é a fêmea que conduz todos?
Quando uma mãe girafa vai ter um bebê tem que esperar 450 dias, ou seja, 15 meses. É mais do que um ano! Normalmente, só tem um filhote de cada vez. O filhote já nasce com dois metros, é mais alta do que um homem, e começa logo a andar.
Antigamente pensava-se que as girafas não faziam nenhum barulho especial, mas agora sabe-se que fazem uns gemidos e bufam baixinho.
A girafa dorme de pé. Só quando se sente completamente segura é que se deita no chão para descansar. Passa o dia calmamente à sombra das árvores e à noite, quando está mais fresco, sai para se alimentar.
Quando estão apaixonadas, as girafas esfregam os seus grandes pescoços umas nas outras em sinal de carinho.

curiosidade sobre o Lince


O lince é um dos raros felinos "grandes" que se podem encontrar no Hemisfério Norte (na Europa Ocidental e na América do Norte), em regiões de floresta e matagal espesso. Adoram as montanhas e as grandes altitudes.
Este "gatinho" adulto tem pouco mais de 1 m de comprimento, uma cauda curta e orelhas com tufos negros compridos.
O pelo do lince é longo e sedoso, de cor castanho-avermelhada ou cinzenta, com manchas negras. Possuem as patas grandes e bastante peludas, o que facilita a sua locomoção na neve alta.
Como bom felino que é, o lince é carnívoro, precisando comer 1 kg de carne por dia. Alimenta-se de lebres, coelhos e outros roedores, aves, cervos, veados e cabras.
Outra característica felina do lince é o fato de ter hábitos noturnos. Durante o dia gosta de ficar "preguiçando" e no fim do dia e ao amanhecer vai caçar.
Já ouviu a expressão "olhos de lince"? Quer dizer que a pessoa enxerga muito bem, assim como os linces! Aliás, o lince recebeu esse nome em homenagem a Linceu, herói da mitologia grega conhecido pela sua visão excepcional. Além ver muito bem, o lince ouve também muito bem, o que o torna um excelente caçador.
Sabia que o lince come apenas carne fresca, abandonando aquilo que não consegue comer?
O período de gestação do lince dura aproximadamente 74 dias e nascem entre 1 e 5 filhotes, no fim da Primavera. Os filhotes nascem em cavernas, tocas ou grutas e, enquanto são pequenos, não se afastam muito do local onde nasceram. Caçam sempre acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade.
Uma curiosidade: a fêmea volta sempre ao mesmo local para dar à luz outra ninhada.
Em liberdade, os linces podem viver mais de 15 anos.

curiosidade sobre o Coala

COALA

Os coalas são mamíferos marsupiais que vivem na Austrália, tal como os cangurus.
São marsupiais porque as fêmeas destes animais têm uma bolsa na barriga chamada bolsa marsupial ou marsúpio.
Os coalas parecem ursinhos de pelúcia devido ao seu pelo cinzento no dorso e branco na região da parte da barriga. Têm uma cabeça arredondada, as orelhas grandes e felpudas e o nariz grande e preto. Nas patas de trás, têm os dedos polegares afastados dos outros para conseguirem agarrar-se bem às árvores.
Sabia que das 350 espécies de eucalipto que existem, os coalas só gostam de comer as folhas de 20 dessas espécies?
E sabia que os coalas raramente bebem água?
Quando comem as folhas de eucalipto, os coalas, então, absorvem a água que elas contém. E é o suficiente!

Foi por isso que os aborígenes australianos lhes deram o nome de coala, que significa "
não bebe".
Os biólogos acham que os coalas já existem há mais de 15 milhões de anos mas só há pouco mais de 200 anos é que um europeu viu um coala pela primeira vez! Acredita-se que, há milhares de anos atrás, já existiram coalas gigantes com mais do dobro do tamanho dos que conhecemos hoje.
Atualmente, não existem coalas gigantes mas há três subespécies diferentes de coala. De acordo com a região que habitam, estas subespécies diferem em peso, comprimento e espessura do pelo. Os maiores são os das regiões do sul da Austrália e chegam a medir 78 cm e a pesar 12 kg!
Apesar de já terem estado em vias de extinção, por causa dos incêndios, do abate dos eucaliptos de que se alimentam e da caça, hoje em dia os coalas são uma espécie protegida.
Um coala pode viver entre 13 e 18 anos.
O coala dorme abraçado às árvore? Como tem as garras compridas e está adaptado a isso, nunca cai da árvore!
É proibido ter coalas como animais domésticos. Mesmo assim, em 1937, uma senhora australiana conseguiu ter um coala em casa. Dormia num berço e, na hora das refeições, sentava-se à mesa a mordiscar folhas de eucalipto.

Em média, um coala com 10 kg come 500 g de folhas de eucalipto por dia. Passam de 6 a 8 horas do dia comendo.


Quando nascem, as crias não enxergam, não têm pelo e medem, no máximo, 2 centímetros! São do tamanho de uma azeitona grande.